quinta-feira, 19 de julho de 2012

Texto de Contra-Capa - Edição #08

FEMINISMO PELA ANARQUIA!

Enquanto as mulheres ainda sofrem discriminação e muitas vão à luta por seus direitos, pouco se ouve falar a esse respeito em mídias de cunho libertário, com exceção das próprias publicações feministas.

Claro que a luta libertária em si já envolve a luta pelo direito das mulheres, no entanto, em um sistema claramente machista no qual nos encontramos, torna-se necessário dar mais atenção à luta feminista, dando mais apoio e cobertura para suas ações.

Fortificando o apoio ao feminismo, consequentemente se fortalece a luta libertária, quando estamos tratando de extinguir hierarquias (sejam estas patronais, estatais ou de gênero) e buscando o respeito mútuo.

O movimento operário libertário, por exemplo, em seu molde sindicalista, busca romper com a verticalidade trabalhista e obter novas formas de produção sem monopólios, atingindo assim a liberdade do(a) trabalhador(a). Muito se ouve falar do dia 1º de Maio, um grande marco na luta social, que foi responsável por grandes melhorias na vida dos(as) trabalhadores(as). Mas, ao longo do ano, pouco se ouve à respeito do dia 8 de Março, quando mulheres reivindicaram seus direitos e foram assassinadas de uma forma brutalmente covarde, queimadas na fábrica onde trabalhavam.

O que podemos notar com isso é a falta de cobertura à luta feminista, sendo que a sociedade ainda está sob a péssima influência machista.

Se queremos camingar rumo à liberdade e ao fim das desigualdades então temos que apoiar e fortalecer a luta feminista, para que mulheres e homens possam caminhar com igualdade ao longo dessa estrada que nos levará ao nosso objetivo: a emancipação social!

POR: T@P@ ATIVISMO

Nenhum comentário: