domingo, 1 de julho de 2012

Texto 4 - Edição #06

Mutilação Genital Feminina

Amutilação genital feminina (MGF) é uma prática cruel e dolorosa onde é retirada uma parte ou todo o órgao feminino, por exemplo: o clitóris e/ou os lábios vaginais. Existem vários tipos de mutilação genital com gravidades diferentes. Uma das práticas de maior gravidade chama-se INFIBULAÇÃO, que é a costura dos pequenos lábios vaginais ou do clitóris, deixando somente uma pequena abertura para a urina e a menstruação. Aproximadamente 15% das mutilações na África são infibulações.
A mutilação genital pode ser realizada em clínicas médicas, mas na maioria dos casos é feita pelas mulheres da própria comunidade com instrumentos como facas, cacos de vidro ou navalhas, e sem anestesia à vítima, que geralmente são crianças entre 4 e 8 anos, porém também são realizadas mutilações em mulheres adultas.
Alguns dos efeitos dessa prática são: infecções, pequenos tumores, causando desconforto e extrema dor. A infibulação pode ter efeitos mais longos e mais graves, incluindo: infecção na urina, pedras na vesícula e uretra, infecções no aparelho reprodutor devido a obstruções do fluxo menstrual e infertilidade, além de tornar as relações sexuais da vítima extremamente dolorosas. Durante o parto, o tecido cicatrizado existente nas mulheres mutiladas pode romper, e nos casos em que isso não acontece as grávidas infibuladas (como já citado: que têm os lábios vaginais fechados) têm de ser cortadas para deixarem espaço para a criança nascer. Depois do parto, tê de voltar a ser costuradas para assegurar o prazer dos maridos.
Muitas vezes são os pais que pagam ou iniciam a prática, para que as filhas possam casar com homens que não aceitariam mulheres não infibuladas ou que não tenham passado por algum outro tipo de mutilação genital.
Algumas culturas acreditam que os órgãos femininos são impuros e têm de ser purificados. Está prática é de caráter extremamente machista, já que só permite que os homens possam desfrutar do prazer sexual. E como se não bastasse, também se pensa que a mutilação desencoraja as mulheres a serem infiéis aos seus maridos, pela dor que sente no ato sexual.
Não se sabe ao certo quantas mulheres sofreram e sofrem esse tipo de agressão (acredito que podemos usar este termo, já que este ato causa dor física, humilhação e viola os direitos humanos), por conta do segredo em volta desta prática, mas estima-se que 135 milhões de mulheres tenham sido vítimas deste ato cruel no mundo inteiro.
Para elas é extremamente difícil manifestar-se contra, pois podem ser acusadas de rejeitar o seu próprio povo e sua identidade cultural.
A MGF é praticadana maioria dos casos na África, mas também é comum em certos países do Médio Oriente. Também acontece, devido a comunidades imigrantes, em certas regiões da Ásia e do pacífico, América do Norte, América Latina e Europa.

Nenhum comentário: