quinta-feira, 12 de julho de 2012

Texto 2 - Edição #08

VIOLÊNCIA

As pessoas que formam nossa sociedade acreditam cegamente que a ação violenta parte do ser humano que não possui caráter ou boa índole. Mas seria mesmo uma questão de caráter e boa índole ou uma questão da realidade do mundo em que vivemos?
Observando por uma visão de sociedade mais ampla e se repararmos na situação do mundo hoje, poderiamos analisar a violência de outra maneira. De uma forma que culpe menos o ser humano e entenda um pouco mais sobre as consequencias que o sistema no qual vivemos hoje nos traz.
No século XVIII com a Revolução Industrial surge o Capitalismo, sistema no qual o capital prevalece e sua principal consequência é a desigualdade. Desde então surgiram duas classes sociais: a burguesia (ricos) e a trabalhadora (pobres). Mas em que o sistema capitalista está relacionado com a violência? Em TUDO.
Mediante à imensa desigualdade social, as pessoas de classe baixa são obrigadas à roubarem para conseguir dinheiro e assim realizar algumas de suas vontades. Parece até mentira, mas se você imaginar uma sociedade igual, sem diferença entre rico e pobre e se todas as pessoas pudessem ter acesso a tudo o que produzem e trocassem esses produtos com aqueles que produzissem algo diferente dele, não haveria a necessidade das pessoas roubarem o que é seu, pois todos iriam produzir e trocarem por aquilo que não tem, em um consenso geral. Exemplo: eu cultivo arroz e colho cerca de 2kg por dia, porém eu e minha família consumimos somente 1kg. Você produz feijão e colhe cerca de 2kg por dia, mas só consome 1kg por dia. Então eu troco 1kg de arroz com você por um 1kg de feijão e ambos teremos arroz e feijão todos os dias para comer. Conclusão: teríamos acesso ao que produzimos e, eu e você, conseguiríamos trocar nossa produção e nos manter com elas sem a necessidade de roubar o seu feijão e você o meu arroz. (Obs: este é um exemplo bem simples).
Porém a violência não se resume à roubos. Existem violências físicas, psicológicas, raciais, sexuais, discriminatórias e diversas outras. Claro que esses outros tipos não serão resolvidos na base de troca entre arroz e feijão, mas elas também possuem ligação com o sistema em que vivemos.
A raiva e o dinheiro, que regem o mundo, são algumas das grandes causas de tanta violência, pois na medida em que você não tem renda, chega em casa e vê suas contas vencendo, sem dinheiro para pagá-las, sua principal reação será a raiva ou o desespero, e algumas pessoas se rendem ao roubo ou até mesmo ao tráfico para conseguir dinheiro. A raiva ainda pode resultar em violência doméstica, pois você sente a necessidade de descontar o que sente em alguém, o que consequentemente se torna também violência psicológica.
As ações humanas não partem simplesmente de vontade, existe uma grande influência da vida sobre elas. Lembre-se do massacre das crianças na escola do Realengo há um tempo atrás, que ocorreu no Rio de Janeiro. Muitos dizem que aquele homem que entrou na escola e matou cerca de 10 crianças era louco, mas se analisarmos com outra concepção podemos pensar que ele fez tudo aquilo talvez por ter sofrido bulling quando era criança, e estudava naquela mesma escola, o que também é uma forma de violência e deixou grandes marcas na vida dele. O massacre foi um caso de violência gerado por outro tipo de violência sofrida pelo agressor quando menor.
Temos também a violência sexual e um exemplo claro é o estupro. Neste caso, além do grande machismo existente no mundo e do fato das pessoas ainda acreditarem que "mulheres são estupradas por conta do short curto que usa", existem homens que violentam mulheres pela grande pressão psicológica de um mundo que crê no ditado: "o homem só é homem quando transa, nem que seja a força, com a maior quantidade possível de mulheres", ou mesmo por alguma frustração/discriminação sofrida enquanto criança, por exemplo: "ah ele é bixinha porque não catou a menina", o que também deixa marcas e ele só conseguirá tomar alguma providência quando maior. Por mais que demore, todas essas frustrações terão influência em alguma ação realizada por essa pessoa, seja ela violenta ou não.
Eu poderia citar mais milhões de exemplos de todos os tipos de violência, seja racial, física, discriminatória, etc. Porém a questão tratada é: todo tipo de violência é gerada por um contexto de vivência e tem ligação direta com o mundo no qual vivemos, pois se este não fosse gerido pelo dinheiro, o que consequentemente cria a ganância em querer estar "bem de vida", as ações humanas, por estarem em um mundo IGUAL e sem discriminação, iriam ser diferentes e nenhum contexto de vivência tão ruim ao ponto de gerar violência, influenciaria sobre as ações dos humanos.
Claro que a violência e o mundo não se mudam de uma hora para outra, mas se a sociedade se informar mais e deixar de culpar o ser humano, será possível ocorrerem mudanças em tudo o que nos influencia hoje.

INFORMAR PARA PODER ATUAR!


Nenhum comentário: