domingo, 1 de julho de 2012

Texto 1 - Edição #07

MÃES DE MAIO

O movimento Mães de Maio é uma união de mães, familiares e amigo de vítimas da violência do Estado. O principal objetivo é a luta por verdade e justiça de crimes cometidos pela polícia e agentes do Estado que indignamente não são julgados nem punidos por tais ações.
Formou-se em maio de 2006, mês em que aconteceram os "Ataques do PCC", assim denominado pela grande mídia. Como resposta aos ataques, a polícia promoveu uma das mais vergonhosas chacinas dentro de favelas e comunidades pobres, onde no mínimo 493 pessoas morreram como pequenos suspeitos de serem responsáveis ou ajudarem nos ataques. Dentre os mortos, mais de 400 jovens negros, afroindígenas, descendentes de pobres, executados sumariamente e que constam como desaparecidos ou apenas mortos.
Eram estudantes, trabalhadores, responsáveis e honestos, assassinados sem piedade alguma.
Assim como já aconteceu na Ditadura Militar no Brasil, os crimes de maio cometidos pela polícia permanecem impunes e arquivados. E o resultado? A polícia continuará matando, o governo e a mídia continuarão escondendo e os pobres continuarão morrendo.

"O que mais se pode dizer, que ainda não tenha sido dito, sobre as execuções sumárias praticadas por policiais e agentes do estado? Que mais se pode dizer quanto a violência policial voltada para os territórios da pobreza, moradores de favelas e periferias urbanas pobres?"
Por Angela Mendes de Almeida
(MOVIMENTO MÃES DE MAIO)

PELO DIREITO À MEMÓRIA, À VERDADE E À JUSTIÇA ONTEM E HOJE!
MÃES DE MAIO, MÃES DE SEMPRE!

Nenhum comentário: