domingo, 1 de julho de 2012

Texto 3 - Edição #06

Fevereiro! Época das chuvas de verão!

Passa a ser comum ver nos noticiários de televisão as enchentes e os desmoronamentos que acontecem frequentemente. Os apresentadores passam notícias de uma maneira como se realmente se importassem, quando na realidade para eles essa situação é indiferente, pois a mansão no Morumbi irá continuar intacta. Quanta hipocrisia!
Enfim, o tema abordado neste texto são as enchentes. Então vamos aos danos: trânsito parado, transbordamento de rios e córregos, velocidade reduzida e mais tempo de espera dos transportes públicos (incluindo metrôs e trens, que teoricamente eram para ser mais eficazes), enchentes nas próprias estações de metrô e trem, paralisação de aeroportos (por nível elevado de água na pista, entre outros motivos), queda de árvores dentro de casas e nas ruas, falta de energia elétrica, problemas com os semáforos (o que torna o trânsito mais problemático do que já é), desabamento de morros e casas, e as perdas de carros, de moradia e de VIDAS, entre outros milhares de danos não citados acima.
A cada enchente que acontece pessoas desaparecem ou morrem. Acordam no dia seguinte sem um lugar seguro para morar, ou acordam e se dão conta de que sua casa já não está mais lá.
Mediante a isso pergunto: E o governo? O que estão fazendo ou fizeram em prol dos seres humanos que sofrem com as enchentes?
Por estes dias tiver o (des)prazer em assistir uma entrevista na televisão, em um destes canais no qual o apresentador aparenta se importar com a população, com o Senhor Digníssimo (ou infelicíssimo) Prefeito Gilberto Ka$$ab. Nesta entrevista o apresentador pergunta ao Prefeito que providências estão sendo tomadas para evitar as enchentes ou reduzir os danos causados pelas mesmas em São Paulo, já que até o Rio Tietê tinha transbordado no dia anterior e tal fato não ocorria desde janeiro. O senhor Prefeito tem como resposta que as melhorias estão sendo feitas e que aproximadamente 300 homens estão trabalhando na limpeza de bueiros para não haver entupimento e consequentemente não alagar as ruas. Foi esta a sua resposta.
Pois então eu volto a questionar: o transbordamento dos rios, como por exemplo, o Tietê, Aricanduva e Tamanduateí vão se resolver somente com a limpeza de bueiros? O problema está somente na sujeira ou também na fakta de estrutura quando urbanizados? É claro que nós, cidadãos, temos que ter a consciência e contrubuir para a limpeza da cidade, pois o lixo também é causador de enchentes, mas não será só isso que irá solucionar todos os problemas causados pela chuva, mesmo porquê não é somente o transbordamento de rios e entupimento de bueiros que causam danos à cidade e à população. E os moradores reféns dos alagamentos? Terão um lugar seguro para morar onde não tenham que ficar desesperados em levantar móveis e eletrodomésticos para não perdê-los? E as pessoas que perderam seus veículos ou o que é pior, sua família, terão direito a alguma indenização? E as pessoas arrastadas pelas correntezas? Eos transportes públicos? É justo pagar o preço abusivo para esperar horas na plataforma até o trem/metrô chegar? Ou pegar aquele busão abarrotado de pessoas e ficar no trânsito mais de uma hora porque o semáforo não está funcionando ou porque a rua está alagada? E o trânsito de São Paulo, quando terá melhorias? Será que sempre que chover a cidade vai parar?
Realmente são muitas as perguntas a serem feitas. Mas quem irá responder?
O correto seria que o poder público nos desse justificativas e que agissem em prol de melhorias, pois o povo não aguenta mais ser vítimas de toda essa desgraça causada pela falta de planejamento do governo.
Será o Prefeito igual aos apresentadores dos noticiários? Finge que se preocupa, mas na realidade é só teatro, pis a mansão dele estará intacta e sem nenhum perigo de sofrer enchente.

Pois eu repito e acrescento: QUANTA HIPOCRISIA DO GOVERNO!

Nenhum comentário: