domingo, 1 de julho de 2012

Texto 2 - Edição #07

CÂNCER DE MAMA E MASTECTOMIA

Esse geralmente não é um assunto muito tratado em fanzines, por isso achei interessante trazê-lo à tona.
O câncer de mama é uma doença que acomete muitas mulheres, principalmente as de idade superior à 45 anos, porém vem sendo cada vez mais comum mulheres mais jovens diagnosticadas com este tipo de câncer.
viver com uma doença que está ligada à muitos estigmas, às incertezas do tratamento e à possibilidade de voltar a desenvolver um tumor são alguns dos maiores medos enfrentados por essas mulheres.
Um dos métodos mais cimuns para o tratamento do câncer de mama é a mastectomia, apesar de ser um meio muito radical, pois esta é uma cirurgia de retirada total ou parcil de uma ou das duas mamas (dependendo do caso).
Essa cirurgia altera muito o psicológico da mulher e a forma como ela vê próprio corpo. Muitas enfrentam o distanciamento dos parceiros, a indiferença com que são tratadas pela equipe médica durante o tratamento, entre outras situações.
Estudando um pouco mais relatos de mulheres mastectomizadas, pude perceber quantas barreiras estas enfrentam e como falta incentivo para  a população feminina de como agir para evitar ou diagnosticar a doença antes de atingir um estado avançado.
Por isso mulheres, cuidem-se! Dêem atenção à saúde e façamo auto-exame todos os dias tocando o seio com os dedos e não deixe de realizar exames de rotina. Quanto mais cedo descoberto maiores são as chances de cura!

Nenhum comentário: