quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ser humano: líder ou bárbaro?

“Casacos caros, sapatos de luxo, acessórios de couro...”
“Rodeios, vaquejadas, diversão para todos...”


Tudo isso é símbolo de luxo, de exoticidade, de cultura para a maioria das pessoas. Mas para os animais isso é símbolo de dor, agonia, desespero e morte. Triste, não?
Muita gente diz que ama os animais, que trata bem o cãozinho ou o gatinho de estimação, que nunca seria capaz de cometer uma crueldade sequer com algum animal. Porém, essas mesmas pessoas desfilam com roupas e calçados de couro ou até mesmo peles de animais, e adoram aquele clima estilo festa de rodeio!

Definição para isso? Existem muitas, mas a principal é essa: Alienação.
É muito bom sair desfilando por aí com um belo casaco, sem sequer suspeitar que este veio de um animal que foi brutalmente capturado, transportado ilegalmente em caminhões clandestinos onde ficaria horas e horas, castigado pela temperatura, falta de higiene, stress, o terror de fazer uma viagem assim pela primeira vez e, é claro, os maus tratos sem fim sofridos durante todo o processo, que incluem choques elétricos, surras, ferimentos nos olhos, órgãos externos e internos e muitos outros. E isso é só no transporte! Imaginem o que esses pobres seres sofrem para serem abatidos de forma dolorosa e ilegal e terem a pele arrancada para produzir seus lindos apetrechos, alguns nem sequer são mortos para se poder arrancar a pele depois. O processo muitas vezes é realizado com o animal ainda vivo.

E os rodeios então? É muito legal ver a coragem dos peões em montar aqueles touros e cavalos furiosos, ou em domar aqueles bezerros rebeldes não é? Mas vamos parar para pensar um pouco: será que aqueles animais são mesmo assim tão rebeldes mesmo depois de terem sido montados inúmeras vezes e maltratados até serem submetidos às condições precárias da vida de rodeio?
Sinto em lhes dizer que isso está muito longe da realidade. Os animais usados em rodeios são trancafiados em currais estreitos e sujos, submetidos ao stress e as multidões presentes nos rodeios, tornando o medo um de seus companheiros mais freqüentes. Mas isso ainda não é o pior: a verdadeira razão pela qual os animais pulam tanto nos espetáculos chama-se sédem, um artefato de couro acompanhado de objetos pontiagudos ou pedras fortemente amarrado no tórax do animal que comprime os órgãos internos e genitais, provocando uma dor agonizante e fazendo-os saltar desesperados enquanto um otário chamado peão monta em cima dele. Muitos animais são sacrificados quando não são mais capazes de agüentar a vida por trás dos rodeios, sendo considerados inúteis. Não é só doloroso como também humilhante.

O ser humano é considerado o único ser racional, o mais poderoso dentre todos os animais. Será assim? Dia após dia, babamos em frente a vitrines repletas de peles e couros caríssimos, vamos a eventos que maltratam os animais, e achamos tudo muito bom, deixando que a mídia e as empresas capitalistas por trás dessas barbaridades nos manipulem.
Só porque temos a capacidade de pensar, não quer dizer que podemos desprezar os outros animais. Afinal, eles são parte do nosso mundo e, destruindo os animais estamos destruindo o planeta, e conseqüentemente a nós mesmos. Mas mesmo assim exploramos, torturamos e matamos animais em função da nossa diversão, vaidade e conforto.

NÃO!!!
NÓS NÃO TEMOS ESSE DIREITO!!
VAMOS LUTAR CONTRA ESSAS PRÁTICAS ODIOSAS!!!





Nenhum comentário: