sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mulheres na Palestina

Há aproximadamente 18 meses, o bloqueio imposto a Faixa de Gaza colocou todo um território e um povo numa prisão a céu aberto. Não há alimentos, eletricidade, água e combustíveis, não podem trabalhar, estudar ou receber tratamentos médicos. Cerca de quatro quintos da população vive abaixo do limiar da pobreza e o desemprego ultrapassa a 80%.

Israel bombardeia casas, escolas, trucida vidas, não poupa nada nem ninguém e ainda conta com o apoio incondicional dos Estados Unidos e a “bondade” da União Européia.
Dentre as vitimas desses confrontos, estão muitas mulheres e crianças, pois são passiveis a serem executadas ou simplesmente perseguidas por conta de suas ligações (por vezes apenas familiares) com alguns homens.
Além dessa violência direta, ainda são obrigadas a liderar sozinhas lares e a tomar conta de crianças e idosos sem nenhum auxilio ou sistema de previdência.
Já morreram por conta desse ataque brutal mais de 200 crianças e 100 mulheres, sem contar o tanto de pessoas que são retiradas freqüentemente de suas casas e presas.
As mulheres palestinas estão se mostrando cada vez mais combatentes pela causa de seu povo, muitas já foram presas, sacrificaram suas vidas e tornaram-se chefes de família (o que lá no Oriente Médio é raro), rompendo assim uma opressão secular.

É necessário que intensifiquemos a denuncia sobre a situação da mulher em todas as partes do mundo, e por esse motivo colocamos em foco a agressão que as palestinas vêm sofrendo por conta da invasão.
Mesmo tendo seu país invadido e com todo o sofrimento gerado por tal ato, elas não se colocam na posição de frágeis, mas sim no posto que todas as mulheres deveriam se colocar: a de ciente de seu lugar na sociedade e ativas em busca de seus direitos e sua liberdade!


A nossa luta é diária!
A nossa luta é constante!

Nenhum comentário: