segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Texto 01 - Fanzine Edição #09

Parto Humanizado

Na maioria das leituras que fiz para produzir este texto, vi o termo "parto humanizado" muito relacionado com o "parto domiciliar" e com o "parto natural", motivo pelo qual irei focar neste aspecto da questão.
Acredito na profunda relação entre estes termos no sentido de que, humanizar inclui - entre outras coisas - a autonomia da escolha pelo tipo de parto pela gestante; o que temos hoje é uma taxa altíssima nos índices de partos cesáreas no Brasil (em torno de 44%, sendo que a recomendação da OMS é que não ultrapasse 15%). Um número ainda mais alarmante é o de partos cirúrgicos nos hospitais privados, que chegam a quase 85% em relação aos partos naturais.
Defendo a posição de que é um direito das mulheres escolherem pelo parto cesariana ou natural, ou ainda pelo parto realizado em casa, mas o que é imprescindível é que estas sejam informadas de todos os benefícios e riscos de AMBAS as práticas! E a realidade é que as cesáreas envolvem muito mais riscos tanto para o bebê quanto para a mãe, como também a maior ocorrência de hemorragias e infecções, problemas de cicatrização, além da possibilidade de laceração dos órgãos da mãe e até mesmo do bebê, durante o corte do útero. Por conta de todos estes riscos, a taxa de morte materna em partos cesarianas é em torno de 3,5 vezes maior do que em partos normais.
Mas então, por que a taxa tão alta de partos cirúrgicos? Como quase tudo neste país capitalista em que vivemos, a base está na questão ECONÔMICA! A realização do parto natural e do parto domiciliar exigem profissionais com domínio de técnicas para este tipo de atendimento, porém um parto realizado em casa, por exemplo, demanda muito mais tempo do que uma cesariana; além do que, esta última é  ais cômoda para a equipe médica, visto que é agendada com data e horários certinhos. Vemos aí um total desrespeito com o corpo tanto materno quanto do bebê, já que se corre o risco de retirar este do útero antes dele estar pronto para isso; situações onde ambos (mãe e filhx) são saudáveis, é a natureza quem deve decidir a hora do nascimento.
Concluindo, não acho que as cesáreas são totalmente contra-indicadas, até porque em muitos casos ela pode ser o único meio indicado para determinada gestante; o que tento esclarecer aqui é que na maioria dos casos ela é indicada por simples COMODIDADE por parte da equipe médica.
O parto natural e domiciliar oferece inúmeros benefícios para a gestante/criança, tais como uma melhor e mais rápida recuperação, deixando a mãe mais tranquila e favorecendo a lactação; redução de riscos de infecção hospitalar; menor dor pós-parto; além de proporcionar maior vínculo emocional e materno entre mãe e filhx.
Seguem algumas situações nas quais são indicadas as cesáreas:
- Desproporção Céfalo-Pélvica: esta denominação complicada indica que a cabeça do bebê é maior do que a passagem vaginal da mãe;
- Quando o bebê está atravessado no útero;
- Gestantes portadoras de HIV (o parto é o momento de maior troca sanguínea entre mãe e filhx, então a cesárea diminui o risco de infecção da criança);
Estes são apenas ALGUMAS das situações onde são indicadas as cesáreas, porém é importante consultar especialistas de confiança e procurar o maior número possível de informações sobre as opções de parto, para que esta seja uma escolha CONSCIENTE e favoreça a saúde de todos os envolvidos.

Nenhum comentário: