quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carnaval ou bacanal?

Carnaval: derivado do italiano, ‘carne levare’, suspender, por de lado a carne.

Muitos pensam que esta festa é original do Brasil, porém ela surgiu na Europa e era um período festivo antecedente a quaresma, celebrado em países e comunidades católico romanas. Essa festa consistia em desfiles ou cortejos, bailes de máscaras, apresentações teatrais ou semelhantes realizadas em locais públicos.
O Carnaval foi inserido no Brasil pelos portugueses, e era comemorado de uma forma muito diferente. Os civis saiam às ruas fazendo muito barulho, vestidos com roupas engraçadas, e pregando peças em quem passava.
As primeiras escolas de samba do Brasil surgiram por volta da década de 30, e a partir dai o Carnaval um pouco mais sadio foi perdendo espaço para o dia nacional da banalização da mulher pela mulher e do capitalismo descomunal.
Muitos passam o ano inteiro reclamando de sua situação financeira, mas quando chega o Natal, Ano Novo, Carnaval, tiram dinheiro de onde não tem (ou dizem não ter). Muitas vezes tiram dinheiro de seus filhos, sustentados por esmolas, mais conhecidas como programas sociais de nosso governo para participar dessas festividades, pois apenas pensam numa forma de se autopromover nessa sociedade hipócrita, onde não apenas basta ser alguém de bem, mas sim parecer ser alguém que tem $.
O problema é que essas pessoas só pensam de suas reais condições na hora do sufoco, e acabam buscando formas desesperadas de resolver seus problemas, ás vezes até piorando a situação.
Pensando na autopromoção citada acima, lembramos de nossas "globelezas", que ao venderem sua imagem para a mídia, acaba denegrindo a imagem de toda uma geração, criando um conceito de que para ser mulher, você precisa ser sexy, magra... Ao passo de que as mulheres que não aderem a essa imagem, não são consideradas bonitas, atraentes, etc...
Pelo contrário, ao usar essa imagem que é passada pela mídia todos os dias, não te torna uma mulher independente, atraente, ou qualquer uma dessas coisas que lhes passam, mas sim, uma mulher objeto, que não pode usar sua liberdade, e acaba se tornando apenas mais uma marionete!
Não estou dizendo á vocês leitoras(es) não comemorarem qualquer uma dessas festividades, e sim questionar antes o que está por trás destas, não só o Carnaval, mas muitas outras festas realizadas neste país! Leve este questionamento para a sua vida, pois o pensamento e o questionamento são características do ser humano, e é isso o que nos difere dos outros animais!

Nenhum comentário: