segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Copa do Mundo

É copa!
Tempo de torcer pelo nosso país, pra que ele seja o mais importante, o melhor time de futebol do mundo!
- Quanta hipocrisia!
As pessoas que nunca assistiam jogos na vida começam a ver e a torcer freneticamente...

O pior de tudo é a Coca-Cola, com sua música “multi-étnica”, “Wavin flag”, cantada por K´aan, um africano, mais especificamente somali, que fala sobre a resistência do povo negro no continente africano, exaltando o respeito entre as nações num “lindo gesto de unificação cultural”. Revoltante ver como a Coca-Cola tenta manter uma positividade mundial diante de tanta diferença social e injustiças, principalmente na África! Parece que em época de copa do mundo, o continente vira um lugar mágico, especial pra todos, sendo que ninguém nunca tentou ajudar ou entender a real situação dos africanos, que é, de fato, alarmante.
Pra que pensar nisso né?!
Bem mais fácil vestir a camisa do seu país, cantar a música das “nações felizes e unidas” e achar que em época de copa os países ficam unidos, tem respeito mútuo e que a África é um continente melhor.

De novo: - Quanta hipocrisia! Quanta mentira!
A copa não passa de um campeonato bilionário que dá à Coca-Cola, uma das maiores corporações do mundo, assim como diversos outros patrocinadores oficiais, milhões de dólares, além da chance de amenizar as questões sociais da África e as questões políticas de países em conflito. Os torcedores mostram um patriotismo exacerbado, ridículo. Onde no fundo no fundo, querem que os outros países se fodam! Esta é a copa minha gente! Esta é a mentira da vez, daquelas bem feitas e bem executadas, pra que assim, de quatro em quatro anos, todos finjam ser unidos e amigos novamente!

Por: Tali Guidi (São Paulo - SP)

Nenhum comentário: